Dica #24 - Me aventurando em Elm

Apr 2, 2017 00:00 · 726 words · 4 minutes read Elm

Olá pessoal!

Ano passado foi um furacão pessoal e profissional pra mim: minha startup recebeu financiamento da Fapesp, eu fiz um estágio de 3 meses na Mozilla, fui pra Londres, palestrei no FISL, tive muitos momentos de “my brain hurts”, mas foi tudo muito positivo! Comecei 2017 com muita vontade de produzir, o que nos leva ao que tenho estudado ultimamente: programação funcional e Elm.

Antes de pular pros links, eu queria compartilhar que o dicas tem tomado um carater mais pessoal e orgânico, ao invés de ser só um compilado de artigos (irei inclusive replicar essa edição no medium e passar a escrever mais por lá). Eu decidi fazer isso por alguns motivos:

1 - Descobri que gosto de escrever, então dessa forma eu me sinto mais a vontade, parece que estou conversando com vocês - o que deixa tudo mais divertido e me motiva a escrever mais.

2 - Já existem inúmeras newsletters que nos trazem uma lista de links muito mais apurada do que esta, então não faz muito sentido eu ser mais uma newsletter meia-boca. Recomendo vocês seguirem a do braziljs, por exemplo, caso isso seja o que vocês estão buscando (aqui tem mais um monte)

3 - Acho que pode ser muito mais valioso compartilhar o que estou estudando a partir do meu ponto de vista (que não é de uma pessoa expert mas de alguém que também está aprendendo), de quebra eu aprendo mais tentando explicar o que li e o que estou fazendo.

4 - Eu não sou um robô. Compilar e fazer curadorias de conteúdo dá muito trabalho e toma bastante tempo. Se essa atividade não tiver a ver com o que estou fazendo no dia-a-dia simplesmente não vale a pena pra mim, já que não ganho um centavinho por isso, faço porque gosto e sinto falta de receber esse tipo de conteúdo mais humano.

Vamos aos links:

Porquê Elm: chega de dor de cabeça com front-end, chega de JavaScript Há poucos meses resolvi procurar como está a comunidade de Elm no Brasil e vi que o @cuducos é um dos maiores entusiastas da linguagem em pt-br. Esse artigo/tutorial dele é ótimo pra entender o basicão de como Elm funciona e já colocar a mão na massa. A série de videos de livecoding que ele fez também é sensacional, dá uma olhada se você curte aprender por meio de vídeos.

Elm, pra que te quero? O @hugobessaa transcreveu uma palestra que fez sobre Elm, que é basicamente um “getting started”, também vale super a pena conferir, está bem didática.

So You Want to be a Functional Programmer Esse artigo (dividido em 3 partes) é um pouco mais teórico, mas achei sensacional para entender mais sobre o mindset de programação funcional. Para mim, que não tenho uma base teórica forte, foi bastante útil e me abriu a cabeça vale a pena ler de verdade (não só passar os olhos, hein?). Para quem prefere ler em português, tem uma versão traduzida aqui.

Curso gratuito “Elm For Beginners” Esse curso gratuito percorre a construção de um app simples em Elm, é bem inicial mas dá uma boa ideia de como funciona a linguagem e como começar a pensar em aplicações reais.

O que mais tenho percebido ao programar em Elm é que a curva de aprendizado é realmente mais rápida que outras linguagens que já tive contato. No começo eu suei e quebrei muito a cabeça, dava vontade de chorar (sem brincadeira) - não tenha medo de usar ctrl+c, ctrl+v a vontade. Mas aos poucos você começa a entender como funciona e vai percebendo os detalhes, as nuances e o que faz de Elm uma linguagem que vale a pena dar uma olhada mais a fundo.

Além disso, na minha opinião, o compilador do Elm merece uma atenção especial, ele tem sido meu maior professor. As mensagens de erro são humanas: nos fala exatamente o que está errado e nos dá dicas de possíveis soluções. Depois de um tempo a gente fica até mal acostumada, se o código compilou pode apostar que magicamente vai rodar no navegador, mesmo sem você ter certeza que o que fez estava certo.

Se você começar a estudar ou criar algo em Elm por causa desse post, por favor me dá um alô vou ficar muito feliz de saber e ajudar no que puder.

Abraços, Ana